top of page

ENTREVISTAS

Balanço da época de Juvenis M e Iniciados

João Martins fala do desempenho até à data dos escalões que orienta - 04/03/2020

Mais dois escalões acabaram a sua primeira fase da época. Neste caso dois escalões orientados pelo mesmo treinador: os Juvenis Masculino e os Iniciados. Ambos treinados pelo mister João Martins.

Pedimos-lhe para fazer um resumo do que se passou até agora em ambos os escalões, e obtivemos as seguintes conclusões.

Escalão de Iniciados

"A época deste escalão não se adivinhava nada fácil, devido a várias circunstâncias, como o número reduzido de atletas no escalão e o facto de nos encontramos na divisão de Elite, mas mesmo com estes contratempos toda a equipa assumiu o compromisso de que íamos sempre dar tudo para representar da melhor maneira este clube. E assim foi nesta primeira fase do campeonato. É certo que estamos numa posição que não queriamos, mas isso não é relevante. O importante aqui é os miudos evoluirem, e serem-lhes trasmitidos os melhores valores. Essa evolução tem sido notória, pois em todos os jogos, temos sido capazes de disputá-los até ao fim, e em que mais que um jogo tivemos a infelicidade de ir apenas com 5 atletas a jogo, e/ou sem guarda redes, tendo sido um jogador de campo a assumir essa posição. E mesmo assim conseguimos ser competitivos e disputar os jogos até ao fim. Sou um treinador orgulhoso por ter como atletas estes miúdos que dão tudo pelo clube e que mesmo com todas as circunstâncias que em nada nos favorecem, nunca desistiram. Para esta segunda fase do campeonato, iremos continuar a trabalhar e tentar ser o máximo competitivos possível, tendo sempre como objetivo evoluir e fazer com que estes miúdos sejam melhores em todos os aspetos que nos compete melhorar."

Escalão de Juvenis Masculino

"Nos Juvenis, sabiamos que tinhamos pela frente uma época com muitos desafios, que ia ser muito dificil. O escalão perdeu a maioria dos atletas que tinha o ano passado, ficando apenas 2 atletas, que passaram a ser de 2° ano do escalão, os restantes foram todos atletas que transitaram do escalão de iniciados, mais um novo atleta que também é de 2° ano. Tendo uma equipa muito jovem, pois, tirando 3 atletas, o resto é tudo o seu primeiro ano no escalão, juntando ao nível da divisão de Elite, sabiamos de antemão que seria uma época dificil. E assim se comprovou, em que nesta primeira fase do campeonato, devido a essa juventude e falta de ritmo em comparação com as restantes equipas, cometemos demasiados erros que nos levaram a estar na posição que nos encontramos. À medida que os jogos foram passando, a equipa tem vindo a demonstrar mais maturidade e uma maior ritmo competitivo, conseguindo até fazer frente às melhores equipas desta divisão. A evolução tem sido notória, e estou convicto que estamos a ir no caminho certo para nos conseguirmos manter nesta divisão, a vontade dos atletas, e o empenho que têm vindo a mostrar, só nos faz acreditar que este objetivo é possível. Iremos continuar a trabalhar para melhorar relativamente a esta primeira fase, pois, a qualidade que estes atletas têm, não se reflete em nada, na posição que ocupamos neste momento. Com muito trabalho e empenho, acredito que iremos conseguir."

Em resumo, e tendo em conta as dificuldades explicadas, os nossos atletas e equipa técnica têm dado uma boa resposta dentro de campo, sendo passados os valores da nossa associação e lutando-se até ao apito final. Temos orgulho nestes escalões e sabemos que tudo irão fazer para vencer jogo após jogo.

Balanço da Época das Juniores

Rui Cabral faz um ponto de situação na época do escalão feminino - 27/02/2020

A época do nosso escalão de Juniores Feminino tem estado a exceder as expetativas, estando a ser até agora a melhor época de sempre do escalão.

 

Quais as razões deste bom momento? Rui Cabral começa por explicar que não foi fácil. "Tivemos que trabalhar muito desde início, para incutir muita ambição e treinarmos as nossas rotinas, afinal este é o meu primeiro ano com estas atletas e, por consequências, delas comigo. Mas encontrei um grupo de grande valor, e acima de tudo conseguimos criar um excelente ambiente e fazer com que o treino fosse um momento agradável. Fomos evoluíndo e chegámos ao início do campeonato num bom momento de forma, que nos permitiu arrancar para uma época muito positiva. Independentemente do que acontecer daqui para a frente, já ninguém nos pode tirar as exibições que fizemos e as vitórias que conseguimos."

Para valorizar mais este trajeto, Rui Cabral considera que "calhámos na série mais difícil, sem dúvida. A outra série tinha 2 grandes equipas, o Modicus e o Novasemente, mas nós na nossa série tínhamos mais do que isso. Tivemos que jogar contra a equipa que é a atual campeã, o Póvoa, contra a qual empatámos fora e ganhámos em nossa casa, contra o Leixões, contra a Escola DC Gondomar, contra a Juventus da Triana, contra o CD Aves e contra o Alfenense, tudo equipas com valor e contra as quais foi sempre complicado jogar. Também quero dar os parabéns ao Maia Futsal, FC Tirsense e Juventude de Gaia por abraçarem estes projetos no feminino, certo de que se apresentarão cada vez mais fortes no futuro. Por isso, não foi uma caminhada fácil, pelo contrário. E no fim disto tudo, ficámos a um ponto da final. Não ganhando nada, ganhámos muito. E estas meninas puderam sentir o que é lutar por títulos. Vamos querer mais!"

Em relação ao que resta da época, o nosso treinador espera a mesma atitude na Taça. "Iremos ter agora a competição que irá fechar a época e a ambição é a mesma: lutar pela vitória em todos os jogos. Temos tido algumas lesões, alguns contratempos que acontecem naturalmente, mas nunca vamos virar a cara à luta. Vamos dar tudo para chegarmos ao final da época com a consciência tranquila."

A finalizar, Rui Cabral deixa duas notas. "Em primeiro lugar agradecer também à minha equipa técnica, João Costa e Maria Alves, pelo trabalho feito até agora e pela ajuda que me dão. E depois claro, agradecer às minhas jogadoras pelo empenho e alegria que colocam nos treinos e jogos. Que nunca desistam de dar o máximo. Elas são muito especiais e eu estou muito feliz por ter decidido treiná-las."

João Martins fala dos nossos Iniciados

Numa época difícil até agora, vale a entrega dos nossos guerreiros. - 04/12/2019

A época dos nossos Iniciados não está a ser nada fácil. Com um plantel curto e na exigente Divisão de Elite, a nossa equipa tem sentido naturais dificuldades. Tanto que já tivemos que jogar com 4 elementos durante alguns minutos em 2 partidas, dada a escassez de atletas.

João Martins, treinador principal deste escalão, começa por salientar que "esta época para os iniciados, está a ser um grande desafio, com muitas dificuldades à mistura." No entanto é nas dificuldades que se chegam à frente os grandes homens. "Mesmo com estas dificuldades, os nossos meninos têm tido um comportamento exemplar, para mim é um orgulho ver estes meninos, todas as semanas, a darem tudo o que têm para defenderem da melhor maneira as cores do nosso clube, de tal forma que conseguem comover qualquer pessoa que assiste aos nossos jogos, pois já mais que uma vez fomos a jogo apenas com 5 atletas, e mesmo com essa adversidade, conseguimos disputar o jogo de uma maneira positiva", salienta o nosso treinador.

A primeira vitória tarda em chegar. Já estivemos perto, com os nossos atletas a fazerem boas exibições e a estrem perto de a conseguir. João Martins destaca que "apesar dos resultados não estarem a ser os melhores, estou muito contente com a evolução dos meus atletas. Semana após semana, mostram melhorias significativas, e isso sim, é que é o nosso foco. Acredito que estamos no caminho certo, e que mais tarde ou mais cedo, a tão desejada vitória irá surgir."

Para os nossos atletas fica o agradecimento e o reconhecimento pelo esforço que têm feito em todos os treinos e jogos. Esta época pode não ser de grandes resultados, mas será de grande aprendizagem. Para a nossa equipa técnica, composta pelo João Martins e Paulo Coelho, o nosso agradecimento pelo excelente trabalho realizado, nunca desistindo destes meninos e procurando que eles evoluam dia após dia. Temos ORGULHO nos nossos INICIADOS!

A época dos nossos Benjamins

Vista pelo nosso treinador - 05/02/2019

Gerardo Bompastor é o homem do leme esta época no nosso escalão de Benjamins. Num início de época em que precisávamos de alguém para assumir o papel de treinador principal deste escalão, Gerardo teve a coragem de dar um passo em frente e assumir o escalão. O caminho tem sido de aprendizagem, para todos, mas acima de tudo de união e companheirismo, entre jogadores e equipa técnica.

Pergunta: Um desafio novo esta época, como treinador principal. Quais as expectativas iniciais e, depois, quais as principais dificuldades encontradas?

Gerardo Bompastor: Diria que esta época não foi planeada, aconteceu, e aconteceu tudo rápido de mais. Na altura em que me propus a este desafio contava ter 6 atletas que transitariam da época anterior, o que não veio a acontecer, dos 6 somente 4 ficaram e foi por eles que me aventurei. Sabia de antemão que os meus conhecimentos de Futsal eram limitados, mas para mim o mais importante sempre foi passar valores desportivos a estes atletas. Quando me vi com 17 atletas a treinar, sendo muitos deles traquinas, calculei que não seria um ano fácil. Fizemos os possíveis para dignificar sempre a camisola que envergamos, nunca deixamos mal visto o nosso emblema, respeitando sempre os clubes que defrontamos.

 

P: E quais os progressos mais notados na tua opinião?

                 

GB: Principalmente noções defensivas, acho que estes meninos estão muito melhores defensivamente. Claro que a ajuda da Joana e do David no trabalho especifico com os Guarda Redes também nos ajudou a ganhar mais confiança nos processos defensivos. Os atletas começaram a perceber que não havendo ninguém que resolva sozinho, temos de trabalhar o coletivo, e só com uma defesa sólida, combativa e principalmente solidária poderemos obter melhores resultados.

 

P: Apesar das muitas derrotas, e de um ou outro momento de desânimo, nota-se alegria nos nossos atletas nos treinos e jogos. Como consegues manter o grupo unido e a lutar a cada jogo como se fosse uma final?

 

GB: Dando-lhes aquilo que eles mais gostam, bola. Deixei de lado os trabalhos mais físicos e trabalho bastante com bola, desde o aquecimento até ao final do treino, gosto que eles tenham bola nos pés. Acho que é isto que os faz que não queiram faltar a nenhum treino. Depois temos um espírito de união entre todos, os 3 a 5 minutos que vão ao balneário no final de cada treino serve para que fortaleçam esse mesmo espírito, é ai que brincam, mandam bocas, tudo aquilo que as equipas devem ter. É engraçado, só uma vez depois de um jogo me chateei com eles, foi depois do jogo do Bela, onde achei que podiam ter feito muito mais, tive atletas a saírem muito tristes do balneário, mas também acho que foi o “raspanete” que precisavam para poder encarar os jogos de outra maneira.

Uma palavra aos atletas mais velhos, pois eles são fundamentais nesta união, são os primeiros a trabalhar e a dar o exemplo aos outros.

 

P: Conforme referido, temos atletas muito jovens, com idade traquina ainda. Reconheces-lhes qualidade para o futuro?

 

GB: Acho que há já muita qualidade, imagino muitas vezes o que será desta equipa daqui a 2 anos, tirando a posição de Guarda Redes, onde não temos nenhum, daqui a 2 anos, temos 5 atletas de campo, e alguns já com alguns minutos de jogo e com “peso” na equipa. Continuem eles unidos e juntos e acredito muito neles e no seu sucesso.

 

P: Em resumo, umas palavras finais para esta época até ao momento.

 

GB: Até ao momento é gratificante ver que continuamos praticamente todos, desde o inicio da época. Prefiro olhar para o futuro, e depois de um empate na última jornada da primeira fase falta a vitória que estes meninos e meninas merecem. Mas unidos, e com o talento que eles têm, mas que muitos duvidam, eles vão conseguir.

Como vão os nossos Juniores?

Vão bem, obrigado! Quem o diz é Rui Ribeiro! - 23/11/2018

A época começou menos bem, com um ponto conquistado primeiros 4 jogos. Mas logo veio a recuperação. A qualidade está lá, o trabalho está a ser bem feito e o futuro é risonho. Rui Ribeiro explica-nos que a equipa tem treinado bem, agora com uma equipa técnica de 3 elementos, que se tem complementado na perfeição.

Pergunta: Os nossos juniores tiveram uma entrada em falso na divisão de elite pró nacional. Agora estão em retoma e conseguiram recuperar e entrar de novo na luta pelo acesso à fase final. Em resumo, como explicas este percurso até agora?

Rui Ribeiro: Muitos atletas subiram dos juvenis e sabíamos que não seria fácil. Muitos atletas com primeiro ano de Júnior encontraram uma nova realidade, futsal mais evoluído, mais rápido, mais físico. Sabia no entanto que seria temporário, uma vez que o plantel tem muita qualidade, e os resultados começariam a aparecer.

P: O que mais te surpreendeu nesta fase, pela positiva e pela negativa?

RR: Pela positiva, o desejo dos atletas de evoluir, de aceitar novas ideias e querer serem melhores. Pela negativa, o não acreditar no valor próprio e ter receio pelo nome de alguns adversários.

P: Não só tiveste alterações significativas no plantel, com subidas de jogadores a seniores, e também algumas entradas do escalão de juvenis, mas também tens um elemento novo na equipa técnica (Paulo Duque). Como tem sido o trabalho agora a três?

RR: Sim, muitas subidas de Juvenis, mais alguns atletas de fora, que chegam com realidades diferentes e a perda de alguns pesos pesados. A chegada do Paulo à equipa técnica assenta que nem uma luva, homem da casa e com anos de futsal. Está a ser interessante a tripla Rui-Freitas-Paulo.

P: Agora olhando para o futuro, como antevês os próximos jogos da segunda volta?

RR: A maneira como treinamos dá-nos confiança para o futuro. Sabemos todos o que queremos e lutamos por isso.

P: Uma palavra final para os teus jogadores. O que tens a dizer-lhes neste momento?

RR: São os melhores, sem dúvida. Não têm que duvidar do seu valor porque o têm e muito. São muito melhores do que pensam. Conto com todos eles e estarei sempre com eles.

 

Fernando Coelho fala sobre a época dos Infantis

O campeonato, os desafios, as motivações, os nossos craques... - 15/11/2018

O nosso mister do escalão de Infantis, Fernando Coelho, fala-nos um pouco sobre como tem corrido a época até agora. Após muitos meses de trabalho com o seu adjunto João Cunha, e esta época com Jorge Rodrigues, o nosso mister dá-nos a conhecer como as coisas têm corrido, na sua perspetiva.

Pergunta:  Nesta primeira fase, que ilações consegues tirar dos jogos que os nossos Infantis já tiveram?

Fernando Coelho: Já tivemos 6 jogos, 3 vitórias e 3 derrotas. Para já o balanço está a ser positivo, porque mesmo apesar das derrotas estamos cada vez com o processo mais consolidado, e estamos a mostrar melhorias e mais entrosamento a cada jogo que passa. Os nosso meninos estão cada vez melhores, estão a evoluir bastante e quando assim é, a ganhar ou a perder, é satisfatório ver que estão a perceber o que queremos deles, e que acreditam, neles e no que é ensinado pela equipa técnica.

P: Como se estão a portar os nossos meninos nos treinos e jogos?

FC: Os meninos têm-se estado a portar bem. Temos estado à altura dos desafios que nos têm sido propostos. Já jogamos contra equipas de cima da tabela e de baixo da tabela e demonstramos uma boa atitude, tendo mostrado que estávamos ao nível exigido nos jogos contra as equipas de cima. O Futsal muitas vezes decide-se em pormenores e temos sido bastante castigados nos erros, mas cada vez são menos, e isso mostra que estamos no bom caminho. O trabalho nos treinos é no sentido de continuar a crescer e eles têm crescido. Penso que se tem notado nos jogos as melhorias, fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos treinos.

P: Qual o maior desafio para os próximos meses?

FC: O maior desafio que vamos ter será manter o de manter os níveís de exigência no máximo e não nos conformarmos. Neste momento estamos no 5º lugar, com a possibilidade de alcançar o 4º, que é o objetivo atual e que acreditamos que irá ser cumprido, o que nos dará lugar na 2ª Fase Campeonato de Honra. Mas isso só por si não chega, não nos podemos deixar levar por cumprir esse pequeno objetivo e esquecer que temos que continuar a trabalhar e a evoluir para melhorar ainda mais o desempenho. E é nesse sentido que acho que será mais difícil, convencermos-nos a todos que ainda há muito trabalho a fazer e que isto ainda está longe do máximo que conseguem.

P: Tu e o João Cunha abraçaram este projeto do nosso escalão de Infantis a meio da época passada. Como achas que está a ser o vosso percurso em termos de aprendizagem? E em termos de entusiasmo e motivação?

FC: Tem sido excelente. Poder contribuir neste clube e ajudar a formar os atletas do futuro é um trabalho gratificante e que nos deu aos dois uma perspectiva diferente do Futsal, da que tínhamos antes. Aprendemos muito com os treinadores que tivemos, com os que temos agora, aprendemos com os nossos jogadores e queremos que eles aprendam connosco, e só a aprendermos todos uns com os outros é que chegamos a algum lado. Não sabemos tudo, mas tentamos transmitir aos nossos craques as nossas ideias de jogo, assim como nós quando éramos da idade deles estávamos a aprender. E que a aprendizagem continue, sempre. Só a querermos aprender sempre mais é que chegamos mais longe.

P: Para finalizar, que palavras queres deixar para os nossos Infantis, vossos jogadores?

FC: Poder treinar estes miúdos, poder contribuir com para a formação deles não só como atletas mas também como pessoas, e poder vê-los crescer é gratificante. Tenho muito orgulho neles, e em eles serem os meus jogadores. São estes que eu tenho, são estes que vão à luta e que dignificam o nosso clube e são estes que eu vou defender e acompanhar até ao fim. São meninos humildes, brincalhões, bem educados e facilitam em muito o meu trabalho e da minha equipa técnica. Estou agradecido pela oportunidade que o clube me deu, e por esta "pequenada" também aceitar-me a mim, com todas as minhas qualidades e defeitos. Numa frase final? Nunca mudem, meninos.

Bem vindos ao nosso espaço de entrevistas!

01/09/2017

Bem vindos! Aqui iremos trazer, regularmente, convidados para darem o seu parecer sobre o Futsal da nossa associação, mas também sobre o nosso Futsal em geral. Estejam atentos! Em breve teremos novidades!

1 / 1

Please reload

bottom of page